sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A arte da guerra



Eis um livro que há muito quero ler, mas não consigo. Criei vergonha na cara e comprei, paguei 14 e pouquinho no Submarino (que aliás está com uma promoção onde você pode comprar vários livros por apenas 9,90!).
Ainda estou na introdução que conta um pouco da história da china e do autor, que alguns dizem que existiu e outros dizem que era apenas um pseudonimo, mas me parece um livro muito bom. Sou suspeita a escrever isso, pois gosto muito do pouco que conheço da cultura chinesa ou oriental de forma geral.
O livro escrito por Sun Tzu e a segunda parte de Sun Pin, que eram da mesma família (acho que para os chineses o sobrenome também deve vir primeiro)trazem ensinamentos para uma guerra, mas viraram moda e agora pode-se usar esses ensinamentos até para práticas sexuais (!), vai entender... Estamos na Era da Interpretação, logo mais deve sair um Arte da guerra: como educar seus adolescentes.
Como todo grande sábio Sun Tzu também sabia que interpretar era muito mais do que saber ler e discursar, pois na introdução do livro ele mesmo diz isso ao rei Wu, que ficou relutante em empregar os ensinamentos na guerra que estava perdendo:
"Vossa Majestade só gosta de palavras: não é capaz de compreender sua substância."


Ok, chega, preciso ler o livro e tirar minhas próprias conclusões...

Nenhum comentário: